(21) 3376-4035 | Whatsapp: (21) 97003-8782 contato@inovapet.com.br

“Entenda as variáveis de formato, cor, material, bocal e peso das garrafas pet .”

Quando vamos ao supermercado e entramos na seção de bebidas, nos deparamos com um grande número de garrafas pet, de vários tamanhos, formatos e cores. Fica até difícil escolher, não é mesmo? Mas, você já parou para pensar o motivo do pet proporcionar tantas possibilidades? Aposto que não.

A garrafa pet é produzida em três etapas: granulação e secagem, injeção e sopro.  Mas é na fase de Injeção, que a mágica acontece: a garrafa pet é previamente formada, o que chamamos de preforma. Então, surgem as características quanto a sua cor, material, bocal e peso, que proporcionam a aparência que vemos nas gôndolas. Essas variações combinadas entre si, possibilitam uma infinidade de tipos de garrafas pet, com aplicações e qualidades que  outros materiais como o polietileno, o polipropileno e outros polímeros plásticos não conseguem proporcionar.

Diante das variáveis de cor, material, bocal e peso, cada garrafa pet para uma linha de produtos é praticamente individualizada. Que tal entender melhor cada opção?

  1. Formato

Como o próprio nome diz, é a forma que a garrafa pet terá, ou seja, seu desenho específico idealizado para o seu produto. Em geral, apresentam formas arredondadas, ovais e quadradas.

  1. Cor

A cor mais utilizada nas garrafas pet é a transparente, também conhecida como cristal. Porém, com a necessidade de destaque em meio a tanta concorrência, outras cores têm sido utilizadas. Além disso, podem ser escolhidas para proteção de luz solar para evitar deterioração ou reação, de acordo com o ambiente em que a garrafa será exposta.

  1. Material

Por conta dos impactos ambientais, a reciclagem de garrafas pet é cada vez mais recorrente. Depois do processo, a garrafa pet adquire um tom levemente esverdeado ou acinzentado. Porém, o material das garrafas pet, seja virgem ou reciclado, possui como característica natural pouca resistência a produtos muito alcalinos

Com a aplicação de aditivos à sua composição, é possui suportar produtos com PH mais agressivos, como a água sanitária e outros produtos químicos. Além disso, os aditivos podem tornar as garrafas pet opacas, perdendo a transparência mas possibilitando a proteção contra luz solar.

  1. Bocal

Trata-se da parte onde a tampa da garrafa pet é rosqueada. Existem diversos tamanhos e estruturas de encaixe como: 28 mm Alto, 28 mm Baixo, Batoque Detergente, Batoque Europeu, 38 mm, 43 mm, 45mm Alta, 48 mm Baixa, 24 mm e 55 mm. O bocal 28mm é o mais utilizado no segmento de bebidas envasadas em garrafa pet, como refrigerantes e água mineral.

  1. Peso

O peso final da garrafa pet é o mesmo da preforma que a originou, antes do processo sopro. O peso está diretamente ligado ao volume que a garrafa pet terá, assim como à sua resistência. Além disso, é relacionado também com o custo final.

Para obter uma garrafa pet de 1 litro, por exemplo, pode ser utilizada preforma de 20g até 55g. Por isso, a escolha do peso da garrafa pet depende diretamente de fatores como custo, resistência mecânica, maleabilidade e espessura desejadas.

Com apenas cinco variáveis, é possível criar inúmeros modelos de garrafa pet para envasar e proteger seus produtos. Por isso, consulte um especialista como a Inovapet, para definir qual o melhor para você. Somos uma indústria especializada na fabricação de garrafas pet, que combina as opções de formato, cor, material, bocal e peso para formar a melhor embalagem o para seu produto.

 

× Como posso te ajudar?